quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ordem Chiroptera

Ordem Chiroptera O nome Chiroptera origina-se de Chiro = mão e Ptero = asas, isto é, animais com a mão transformada em asa. É a segunda ordem em número de espécies, com cerca de 987 formas já conhecidas, cujo número só é superada pela Ordem Rodentia, onde incluem os ratos, esquilos, cutias, etc.São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo, propiciada pela membrana que une 4 dos 5 dedos do membro anterior, formando a asa. Outras espécies, como o esquilo - voador, apenas planam, após saltarem de lugares altos. Os morcegos ocorrem em todos os continentes, só não sendo encontrados nos pólos. São em geral pequenos, na grande maioria não excedendo 100 gramas de peso. Apresentam hábitos crepusculares e noturnos e parte significativa das espécies orientam-se pela ecolocalização, emitindo sons de alta freqüência, inaudíveis ao homem. Problemas com morcegos Entrada eventual de morcegos em residências Refúgio em forro Refúgio em outros locais da casa Ataque de hematófagos Acidentes Em nenhum desses casos, tente tocar/pegar o animal. Se for mordido procure um posto de saúde o mais rápido possível. Se achar necessário procure algum órgão responsável na sua cidade. Principais Espécies Morcego das (Myotis nigricans) Sociabilidade – Grupos Atividade – Crepúsculo Refúgio – Sótãos Alimentação – Insetos É a menor espécie de morcego encontrada na cidade. É chamado assim por freqüentemente se refugiar nos telhados das casas, onde podem formar grupos muito grandes. Possui cor parda avermelhada. Morcego Hematófago Apenas 3 das 987 espécies se alimentam de sangue. Os morcegos vampiros realizam um corte na pele do animal, com o auxílio dos incisivos e caninos. Com a ferida aberta, a saliva deste morcego é anticoagulante e permite que o sangue flua e o animal se alimente. Até 200 gramas são perdidas, mas o morcego só se alimenta de 15 gramas. Ao detectar o ataque a animais domésticos, você deve procurar o veterinário o mais rápido possível. Lembre-se que qualquer mamífero pode transmitir raiva. Morcego das frutas (Artibeus lituratus) Sociabilidade – Grupo Atividade – Noite Refúgio – Folhas Alimentação – Frutas É o morcego mais comum na cidade, onde se alimenta de frutas como o jamelão, amêndoa, manga e outras. Vive em grupos compostos por 1 único macho e várias fêmeas, geralmente em galhos de árvores. Possui coloração parda com 4 listras brancas na cabeça, acima e abaixo dos olhos. Morcego cauda de rato (Molossus ater) Sociabilidade – Grupo Atividade – Crepúsculo Refúgio – Sótãos Alimentação – Insetos É um morcego muito comum. Também freqüentemente se refugia em telhados. Se alimenta de insetos. Possui coloração preta uniforme e é maior que o morcego das casas. Seus locais de repouso são reconhecíveis pelo cheiro forte. Falso vampiro (Phyllostomus hastatus).
Sociabilidade – Grupos Atividade – Noite Refúgio – Troncos Alimentação - Onívoro É uma das maiores espécies encontradas. Se alimenta de pequenos animais, porém também aceita frutas e lambe flores como o beija-flor. Possui coloração negra uniforme. Vivem em ocos de árvores em grupos de 1 macho e várias fêmeas. Morcego pescador (Noctilio leporinus) Sociabilidade – Sozinho Atividade – Noite Refúgio – Cavernas Alimentação – Peixes Vive próximos a lagos. Este é o único morcego que se alimenta de pequenos peixes, que captura com as garras. É um morcego relativamente grande e possui coloração amarela uniforme. Sua urina exala forte odor. Morcego beija-flor (Glossophaga soricina).
Sociabilidade – Grupos Atividade – Noite Refúgio – Folhas Alimentação – Frutas É uma espécie de pequeno porte. Possui língua alongada que o auxilia a lamber as flores para obter o néctar de que se alimenta. Tem cor parda uniforme. Vampiro (Desmodus rotundus) Sociabilidade – Grupos Atividade – Noite Refúgio – Troncos, cavernas Alimentação – Sangue Existe em áreas onde se cria gado ou aves, sendo muito raro nas cidades. Apresenta cor parda, sendo mais clara na barriga e garganta. Alimenta-se de sangue que lambe após morder a pele do animal. Vivem durante o dia em cavernas ou ocos de árvores em grupos muitas vezes numerosos.

Um comentário:

  1. Olá,
    Adorei esse blog...
    Fantástica informação e ao mesmo tempo super importante p/ muitos leigos...
    Gostaria de ressaltar a importância de algumas fotos ou gravuras p/ melhorar essa matéria fantástica!

    Parabéns!

    ResponderExcluir